Onde o café é cultivado?
Embora as árvores de café prosperem em todas as regiões cafeeiras do mundo, cada região produz café com sabor, aroma e aparência únicos. Essas variações são o resultado de uma combinação complexa de fatores, incluindo a variedade da planta de café, o terroir local (química do solo, microclimas e luz solar) e até mesmo a altitude precisa da fazenda ou plantação. Até elementos tão específicos quanto a neblina podem influenciar o perfil de sabor final e as características de cada grão.
África Oriental
Etiópia
- Locais de cultivo: Sidamo, Harrar, Yergacheffe e Kaffa.
- Condições de cultivo: A Etiópia oferece algumas das áreas de produção de maior altitude para café arábica, permitindo que as frutas amadureçam muito lentamente e desenvolvam sabores complexos como frutado, picante e floral. O café também é cultivado sob sombra parcial.
- Conhecido por: Café ousado, com sabor encorpado e encorpado, um pouco pé no chão. Os cafés também podem ter acidez alta e flexível. A maioria dos cafés arábica é produzida usando o método de processamento natural.
- Detalhes distintos: De acordo com a lenda de Kaldi, o pastor de cabras, os benefícios dos grãos de café e do café preparado foram descobertos pela primeira vez no Planalto Etíope, onde antigas florestas de café ainda prosperam hoje. A Etiópia também tem variedades de café “herança”, que são definidas de forma geral como variedades selvagens ou geneticamente indefinidas nativas do país. Essas variedades raras oferecem perfis de sabor incomuns, e enquanto algumas crescem apenas na natureza, outras foram trazidas para fazendas de café especiais para produção.
Quênia
- Locais de cultivo: As montanhas do Monte Quênia, muitas vezes em pequenas fazendas.
- Condições de cultivo: A alta elevação e o terroir da terra são ideais para a produção de café.
- Conhecido por: Café encorpado com uma acidez acentuada e frutada e uma fragrância rica.
- Detalhes distintos: Os produtores quenianos enfatizam a qualidade e controlam e monitoram cuidadosamente os procedimentos de processamento e secagem. O Quênia tem um sistema de classificação único, classificando os grãos por tamanho, forma e densidade. O grau mais alto é o Quênia AA, e AA+ significa que foi cultivado na propriedade.
África Ocidental
Costa do Marfim
- Regiões de cultivo: Abboisso, Abengourou e Divo.
- Condições de cultivo: Um clima tropical com elevações relativamente baixas de 1.000–1.300 pés cultivando principalmente café robusta.
- Conhecido por: Café robusta fortemente aromático e adstringente que é processado usando o método de processamento natural.
- Detalhes distintos: A Costa do Marfim produz uma quantidade significativa de café robusta, mas também é conhecida por cultivar arabusta, um híbrido de arábica e robusta. As árvores de arabusta crescem a uma taxa muito mais lenta do que a robusta, mas produzem café com um sabor mais doce e suave.