O nome “café arábico” tem origem na história da propagação do café pelo mundo. Apesar de a planta ser nativa da Etiópia, foram os árabes que, a partir do século XV, dominaram o cultivo e o comércio do café, espalhando-o pelo mundo islâmico e, posteriormente, para a Europa.
Coffea arabica é o nome científico da espécie mais cultivada de café, e essa denominação foi dada pelo naturalista sueco Lineu no século XVIII, em referência à importância dos árabes na história da bebida.
O café arábica se adaptou muito bem às condições climáticas e de solo do Iêmen, tornando-se um importante produto agrícola na região. A partir daí, o café se espalhou para outros países do Oriente Médio e norte da África, e ganhou o mundo.
Alguns pontos interessantes sobre a origem do nome:
- A palavra “café” em si tem origem na palavra árabe “qahwa”, que significa “vinho”. Isso porque, inicialmente, o café era consumido como uma bebida alcoólica fermentada.
- O café era conhecido como “vinho da Arábia” quando chegou à Europa no século XIV. Essa denominação reforça a associação da bebida com a cultura árabe.
- Existem outras espécies de café, como a Coffea canephora (robusta), mas a Coffea arabica é a mais apreciada por seu sabor e aroma mais refinados.
Em resumo, o nome “café arábico” reflete a importância da cultura árabe na história do café, desde o cultivo até a difusão da bebida pelo mundo.