O café é uma das bebidas mais populares do mundo, apreciada por milhões de pessoas diariamente. Sua popularidade global se deve à capacidade de estímulo energético e também ao seu gosto agradável e único.
Tem sua origem na região tropical da África, mais especificamente na Etiópia. Foi descoberto por um pastor de ovelhas chamado Kaldi, que um dia observou que suas ovelhas ficavam mais agitadas após comerem os frutos. Depois disso, Kaldi levou os frutos a um monge que experimentou a bebida e notou que ela o ajudava a ficar acordado para as orações noturnas. A partir disso, o café foi se popularizando em outros mosteiros e, posteriormente, no mundo árabe, onde foi cultivado e muito consumido.
O café chegou ao Brasil em 1727, trazido por Francisco de Mello Palheta da Guiana Francesa. No começo, sua produção foi em maior escala no norte do país, mas se expandiu rapidamente para o sudeste, principalmente São Paulo. Depois de 1830, se tornou um importante produto de exportação.
O Brasil é o maior produtor e exportador e o segundo maior consumidor de café do mundo, ficando atrás somente da Finlândia.
O café é mais que uma bebida no Brasil; é um símbolo de sua história, economia e cultura, com um impacto profundo no desenvolvimento do país.